Articulações Sinoviais: Os Tipos e Funções

O Que São Articulações Sinoviais?

As articulações sinoviais são as mais móveis e complexas do corpo humano. Elas permitem uma ampla variedade de movimentos e são essenciais para a locomoção. Presentes principalmente nos membros, essas articulações possuem estruturas especializadas que garantem sua funcionalidade.

Estrutura das Articulações Sinoviais

As articulações sinoviais são revestidas por uma cápsula articular, composta por duas membranas:

  • Membrana fibrosa externa: Mais espessa e contínua com o periósteo (revestimento do osso).
  • Membrana sinovial interna: Mais fina e responsável pela produção do líquido sinovial.

Dentro da cápsula, existe a cavidade articular, preenchida pelo líquido sinovial, que age como lubrificante. As superfícies dos ossos são cobertas por cartilagem articular, reduzindo o atrito durante os movimentos.

Componentes Adicionais

Algumas articulações sinoviais podem conter:

  • Ligamentos: Reforçam a articulação e limitam movimentos indesejados.
  • Discos articulares ou meniscos: Ajudam no encaixe de superfícies desiguais.

Tipos de Articulações Sinoviais

1. Articulações Planas

Possuem superfícies planas e permitem movimentos de deslizamento (uniaxiais). Exemplo: articulação acromioclavicular (entre o acrômio da escápula e a clavícula).

2. Gínglimos (Dobradiça)

Permitem apenas flexão e extensão (uniaxiais). A cápsula articular é mais frouxa nas regiões de movimento. Exemplo: articulação do cotovelo (úmero e ulna).

3. Articulações Selares

Formato de cela, permitindo movimentos em dois eixos (biaxiais): flexão/extensão e abdução/adução. Exemplo: articulação carpometacarpal (trapézio e primeiro metacarpo).

4. Articulações Elipsóides

Superfícies em forma de meia-lua, também biaxiais. Exemplo: articulações metacarpofalângicas (entre metacarpos e falanges).

5. Articulações Esferoides

As mais móveis! Multiaxiais, permitem flexão/extensão, abdução/adução, rotação e circundução. Uma superfície tem formato esférico que se encaixa em uma cavidade. Exemplo: articulação do quadril (cabeça do fêmur e acetábulo).

6. Articulações Trocoides

Funcionam como um pivô, permitindo apenas rotação (uniaxiais). Exemplo: articulação atlanto-axial (entre as vértebras atlas e axis, responsável pelo movimento de girar a cabeça).

Conclusão

As articulações sinoviais são fundamentais para a mobilidade do corpo humano. Cada tipo possui características específicas que determinam os movimentos possíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese
Rolar para cima